Politica

Defesa Civil decreta estado de atenção para risco de deslizamentos em Barueri

Barueri registrou 98,4 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 72 horas entre 7h de sábado, dia 11, até o mesmo horário de terça-feira, dia 14. Com esse acúmulo, superior a 50 milímetros, a Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), colocou a cidade em estado de atenção para risco de deslizamentos nos termos do Decreto nº 9.672/2022, que dispõe sobre o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV).
Implementado anualmente em Barueri, o plano tem seu período de vigência compreendido entre 1º de novembro e 31 de março do ano subsequente, com possibilidade de prorrogação.

Índice pluviométrico

De acordo com o índice pluviométrico mensurado a cada 24h, Barueri recebeu 22,2 milímetros de chuva de sábado, dia 11, para domingo, dia 12; teve 67 milímetros de domingo para segunda-feira, 13, e 9,2 milímetros de segunda para terça-feira, dia 14.

O Índice pluviométrico é a medição do volume de chuva que cai em uma determinada área em certo período de tempo.

Segundo a meteorologia, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 milímetros/hora (mm/h). Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil de Barueri, major Robson Dias Pereira, orienta que a população deve ficar alerta e reforça que o que mais provoca risco é o acúmulo de chuva nas últimas 72 horas. “É o período em que o solo pode ficar encharcado, o que favorece o deslizamento de terra”, diz.

Como ações do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), a Defesa Civil orienta o munícipe a identificar um possível risco de deslizamento. Veja abaixo:

  • Observar postes, muros, árvores com inclinação anormal;
  • Rachaduras com estalos em casa;
  • Abandonar o local imediatamente ao identificar sinais de um possível risco de deslizamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo