Noticias

Incêndio atinge mata em Barueri, na Grande São Paulo

Um incêndio atingiu uma mata em Barueri, na Grande São Paulo, mobilizando os bombeiros desde o início da semana. Quatro viaturas dos Bombeiros, com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar, trabalham para combater o fogo iniciado por volta de 11h em uma área conhecida como Tamboré, perto de residências.

Na segunda-feira, os bombeiros se reuniram no Parque Juquery, em Franco da Rocha, para discutir estratégias de enfrentamento às queimadas na Região Metropolitana de São Paulo. No fim de semana, o fogo atingiu uma área de preservação na Granja Viana, em Cotia, também na Grande São Paulo, ameaçando um abrigo de cães. Parte dos animais tiveram de ser retirados no local durante o combate às chamas no terreno vizinho. A responsável pelo abrigo denunciou nas redes sociais que o fogo foi provocado por empresas que querem construir na área atingida.

O tempo seco e o calor atingem todo o estado de São Paulo. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrava 168 focos de queimada no estado por volta de 18 horas. Apenas no município de Guaíra, na região de Barretos, onde predominam canaviais, são 17 focos de incêndio ativos. A região é uma das mais quentes de São Paulo e a umidade do ar tem ficado abaixo de 10%.

Em Campinas, o fogo queima desde a noite de segunda-feira a mata do Pico das Cabras. Instalações do Museu Aberto de Astronomia foram atingidas. O museu fica dentro do Parque Pico das Cabras. Além dos bombeiros e da defesa civil, que contam com apoio do helicóptero da Polícia Militar, também a empresa de água Sanasa, que atende a região, participa do combate às chamas.

A fumaça interditou na madrugada desta terça a rodovia Engeheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Campinas e Itatiba, na altura do km 92. O fogo atingiu os dois lados da rodovia.

Na capital paulista, o ar seco predomina e uma névoa de fumaça recobre a cidade. Na zona sul, um incêndio atingiu nesta terça-feira sete moradias no bairro do Grajaú, na zona sul da cidade. Doze viaturas dos bombeiros atuaram no combate ao fogo. Até o momento não há informações sobre vítimas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em Itaquera, na zona Leste da capital paulista, os termômetros chegaram a 33°C nesta terça-feira. A média da temperatura máxima na cidade foi de 32,2°C. Nas estações do CGE, a umidade do ar ficou abaixo de 20% em algumas regiões da cidade.

Segundo a Climatempo, a chegada de uma frente fria no sul do país pode provocar a chamada chuva preta. Ou seja, a fuligem das queimadas deve se misturar às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras. O fenômeno pode ocorrer no Sul e Sudeste onde a fumaça e as chuvas se encontram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo