Você sabia que o crime de racismo, no Brasil, tem as causas mais injustiçadas? Amauri Jacintho Baragatti acredita que o racismo estrutural não recebe tanta visibilidade assim, e nem tanta importância, por isso existe tanta injustiça, mesmo que seja um crime previsto por lei. Sendo assim, não deixe de ler este artigo até o final para entender melhor sobre esse acontecimento tão recorrente em nosso país.
Sobre o racismo
O racismo, infelizmente, é uma prática, hoje criminosa, que está presente em nosso país desde os primórdios, quando os europeus decidiram invadir os países africanos com seu imperialismo colonial. Com a clara diferença na cor da pele, eles tomaram a decisão de que as pessoas daqueles países eram inferiores, porém, mal sabiam que aqueles eram grandes reinos, cheios de riquezas e uma cultura incrível.
Segundo o advogado Amauri Jacintho Baragatti, quando eles trouxeram as pessoas negras para o Brasil, passaram a ter um tratamento bem mais violento, privando aquelas pessoas de todos os seus direitos. Infelizmente, até hoje, nosso país carrega uma dívida histórica com essas pessoas, afinal, até os dias de hoje o racismo velado e estrutural toma conta de nossa sociedade, afetando muitas pessoas e até matando.
Mesmo assim, depois de tudo isso, inclusive, da criação de leis importantes que visam o direito das pessoas denunciarem o racismo, essa prática ainda tem perdurado em nosso país, atingindo muitas pessoas. Ainda, mesmo depois de se tornar crime, muitas pessoas nem mesmo são penalizadas
A injustiça no Brasil
No Brasil, mesmo que esse crime seja frequentemente cometido, nem todos os casos têm um desfecho que beneficie a vítima. A injustiça, quando falamos sobre racismo, é bem clara, principalmente vinda das autoridades que deveriam agir imparcialmente, fazendo o que é certo, porém, muitas pessoas contratam os melhores advogados, mas é inviável conseguir um processo quando o racismo está presente até nas maiores patentes dos júris.
Amauri Jacintho Baragatti acredita que esse problema deve acabar rápido, principalmente para evitar que as vítimas desistam da justiça. Inclusive, muitas delas não conseguem nem mesmo recorrer às autoridades porque acabam sofrendo represálias, apenas por serem quem realmente são, o que é um fato que as autoridades deveriam apurar para criar mais políticas que diminuam esses efeitos.
Como lutar contra isso?
Para lugar contra o racismo, Amauri Jacintho Baragatti acredita que, como dito, as autoridades devem dar uma importância bem mais significante para esse tipo de caso, criando políticas que evitem que esse tipo de situação aconteça com frequência, como já acontece. Além de também aumentar as penalidades e ajudar a sociedade a se conscientizar mais sobre esse problema.